Presidente

postado em: Notícias | 0

Geraldo ValgasGeraldo Valgas de Araujo 

É o 5º filho de uma família de 11 irmãos, nascido em Santana do Pirapama (MG), no dia 26 de julho de 1961. É casado e   pai de dois filhos.

Veio para Belo Horizonte em 1969, estudou até o 2º ano do 2º grau e começou a trabalhar aos 12 anos como engraxate,   carregador de compras no Mercado Central e trocador de ônibus. Em 1976 ingressou  como metalúrgico na empresa Forja Minas.

Nesta mesma empresa conheceu a companheira metalúrgica, Efigênia Oliveira, que em 1978, o levou para o Sindicato. Geraldo participou de sua primeira greve liderada pela companheira de trabalho, em 1979.

Logo em seguida ficou desempregado e fez um curso de caldeireiro no Centro Operário Profissionalizante, em Contagem.  Por motivos políticos, esta escola ficou sem um local para funcionar e Geraldo, juntamente com sua turma de curso conseguiu recursos e um terreno na região do Eldorado para a construção de um novo prédio do Centro no qual foi presidente de 1981 a 1983.

Valgas também ajudou na fundação do PT no bairro Barreiro de Cima e participou da criação do Movimento do Transporte Coletivo da Região Industrial. Este movimento surgiu a partir da união de várias associações de bairro da região com o objetivo de melhorar as condições do transporte coletivo no Barreiro. Estas iniciativas provocaram perseguição policial, pois ainda era época da ditadura.

A partir de 1984, retornou a categoria metalúrgica como funcionário da PHB, depois  Delphi Engenharia e em 1988 na Mafersa, onde foi membro da CIPA e ajudou na criação da comissão de fábrica,  sendo eleito coordenador da mesma em 1991.

Em 1993 entrou para o Sindicato como diretor sem parar de fazer seu trabalho dentro da empresa.  Somente em 1996 , com o fechamento da Mafersa  é que ele passou a se dedicar exclusivamente ao trabalho sindical atuando em outras empresas da categoria pela defesa dos direitos dos trabalhadores.

Em 1998 virou coordenador político do Sindicato e em 2001 assumiu a coordenação administrativa  até 2011. Neste mesmo ano, com a mudança estatutária da entidade de coordenação para presidencialismo, foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 10 =