Manifestação dos metalúrgicos de Minas na BR 381 para produção da Fiat

Os metalúrgicos de Minas Gerais realizaram atividade unificada na BR 381, na madrugada de hoje (12), pelo Dia Nacional de Mobilização. A manifestação causou o atraso na produção da Fiat Automóveis, montadora campeã de vendas no Brasil por mais de duas horas, segundo informações levantadas pelos sindicatos que organizaram o ato.

A manifestação foi para reivindicar o fim do fator previdenciário, a correção imediata da tabela do imposto de Renda e também para repudiar a postura da Fiemg nas negociações pela campanha salarial deste ano, que até agora não apresentou nenhuma proposta digna para os trabalhadores da categoria.

A atividade realizada no trecho entre o Carrefour e a Fiat, ocasionou um congestionamento de vários kilometros em ambos lados da via. Segundo estimativas, com a paralisação a montadora deixou de produzir mais dezenas de carros.

Jornalistas de grandes meios de comunicação do estado, como a Rede Globo e outros, estiveram presentes realizando a cobertura da atividade. A experiência nos mostra que quando a imprensa comparece em peso, significa que nossa manifestação atingiu seu objetivo.

Proposta dos patrões: ZERO de aumento real + banco de horas

Até agora, em mais de três meses de campanha salarial, a patronal do setor em Minas apresentou apenas uma única proposta de acordo que contempla ZERO de aumento real.

Eles ainda tem a cara de pau de exigir a implementação do banco de horas na categoria como condição para melhorar a proposta. A intransigência e a chantagem dos patrões está revoltando os metalúrgicos em todo o estado. Em virtude disso estão pipocando paralisações em várias fábricas.

“Os metalúrgicos de São Paulo, de Caxias no Rio Grande do Sul, da Bahia e até de algumas empresas no interior do Estado conquistaram reajustes salariais entre 8% a 14 % em 2013. Enquanto isso, a melhor proposta de reajuste oferecida pela Fiemg até agora é de 5,9%. Essa proposta vergonhosa já foi rejeitada por unanimidade em todas as assembleias da categoria realizada no Estado”, falou Geraldo Valgas, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem.