Metalúrgicos de BH/Contagem aprovam pauta de reivindicações

Em assembleia realizada na última quinta-feira (21), os metalúrgicos de BH/Contagem e região aprovaram, por unanimidade, a pauta de reivindicações da campanha salarial unificada 2016.

Durante a assembleia, os diretores do Sindicato e FEMCUT/MG, explicaram que este ano a luta será ainda mais difícil e que, para conquistar a vitória, será fundamental a participação dos trabalhadores do começo até o fim da campanha salarial.

Vale destacar que este ano a campanha salarial será novamente unificada através da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM/CUT-MG), FITMetal e Femetal. Portanto são aproximadamente 200 mil metalúrgicos unidos na luta por melhores salários e condições de trabalho.

Reivindicações
– Aumento salarial de 12,5%
– Abono de um salário nominal
– Piso salarial não inferior a R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais)
– Avanços das cláusulas sociais
– Saúde e Segurança
– Garantia de emprego de 90 dias a partir da assinatura do acordo
– Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais
– Vale-transporte gratuíto
– Manutenção das conquistas anteriores

Cláusulas específicas para as metalúrgicas
– Creche

– Cota de gênero – As empresas ficam obrigadas a preencher, no mínimo,
30% (trinta) por cento de seus cargos com a contratação de mulheres.

– Mulheres / ambulatórios – Todas as empresas que utilizam mão-de-obra feminina de verão manter em suas dependências, remédios analgésicos e absorventes higiênicos para atendimento de urgência, em quantidade suficiente para toda jornada de trabalho.