TRABALHADORES DA STOLA APROVAM ACORDO DE PARA ENCERRAR CONTRATO COM EMPRESA

Os trabalhadores da Stola do Brasil aprovaram acordo de encerramento das atividades da fábrica em Belo Horizonte, durante assembleia realizada nesta quarta-feira, 8 de junho.

O acordo, construído entre Sindicato e empresa,  estabelece o pagamento de um salário nominal, no ato da rescisão, para cada trabalhador demitido ou pré-avisado a partir de 1º de maio.

O Sindicato conquistou nesse acordo o fornecimento de dois meses de cesta básica, que será entregue na casa do funcionário, e dois meses de ajuda de custo, a título de saúde, no valor total de R$692,56. Os trabalhadores demitidos depois de 1º maio devem comprovar que ainda estão desempregados para receber a ajuda de custo.

Depois de muita luta da diretoria do Sindicato, a Stola concordou em pagar o abono de R$450,00, estabelecido na CCT dos Metalúrgicos, para empresas que não pagam PLR.

O trabalhador que não se recolocar no mercado de trabalho até o dia 15 de agosto terá direito de receber ½ (meio) salário nominal, mas, para isso, ele deverá procurar o Sindicato e comprovar sua situação. As informações serão encaminhadas ao RH da Stola que fará o repasse ao ex-funcionário.

Além dos benefícios conquistados pelo Sindimetal, os trabalhadores vão receber todas as verbas rescisórias garantidas por lei e todas as rescisões serão homologadas pelo Sindicato.

Estabilidade

As partes convencionam que, para o trabalhador que tenha estabilidade, será feito, juntamente com a rescisão, o pagamento da indenização de todo o período que ainda faltar para o fim da sua estabilidade.

O trabalhador que estiver afastado pelo INSS somente terá o contrato rescindido após ser liberado para o trabalho e a Stola vai pagar a estabilidade de 12 meses garantida por lei.

O funcionário que comprovadamente estiver a 18 meses ou menos de completar o prazo para a aposentadoria vai receber a soma dos salários referente ao tempo que faltar para atingir o direito a aposentadoria.

No caso do empregado que esteja a 24 meses da aposentadoria, a Stola vai pagar o INSS até completar o tempo de se aposentar ou retornar ao mercado de trabalho.