SINTOMAS DE DENGUE, O QUE FAZER? MÉDICA INFECTOLOGISTA DO SUS CONTAGEM ORIENTA E ESCLARECE DÚVIDAS

postado em: Notícias | 0

Contagem está com risco muito alto para epidemia de dengue, assim como todos os municípios da RMBH. Frente ao aumento do número de casos suspeitos para a doença e da procura por atendimento na rede de saúde do município, a médica infectologista, referência em arboviroses, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Tânia Marcial, esclarece as principais dúvidas e orienta a população. Confira nas perguntas e respostas abaixo:

Quais os sintomas de dengue? Qual a diferença de sintomas para a chikungunya?
Apesar de semelhantes, os sintomas de dengue e chikungunya não são os mesmos. As duas doenças caracterizam-se pelo aparecimento de febre alta de forma súbita.

Na dengue, além da febre, podem aparecer dores de cabeça, atrás dos olhos, dor muscular mais acentuada, e dores nas articulações menos intensas, além de náuseas e vômitos. Já na chikungunya, o que predomina é a dor articular intensa, que pode estar acompanhada de edema e vermelhidão local.

Nas duas doenças, podem aparecer manchas na pele.

Estou com sintomas de dengue. O que devo fazer?
Sempre que houver suspeita de qualquer arbovirose, incluindo a dengue, a pessoa deve procurar atendimento médico. Evitar a automedicação é muito importante, devido a riscos de complicações da doença. Outra medida necessária é iniciar a hidratação, assim que houver a suspeita e enquanto aguarda atendimento. Na dengue, a hidratação salva vidas.

Em Contagem, oferecemos atendimento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento. Nos dias úteis e horário comercial, a população deve procurar, preferencialmente, pelas unidades Básicas de Saúde (UBSs). Fora deste horário, deve-se procurar as unidades de Pronto Atendimento (UPAs). As gestantes devem procurar atendimento no Centro Materno Infantil (CMI) e as crianças devem ser atendidas em unidades de pronto atendimento onde existam pediatras (Industrial, Vargem das Flores e Ressaca) ou no CMI. Veja AQUI onde e como procurar atendimento no SUS Contagem ao apresentar sintomas de dengue.

Qual a duração dos sintomas da dengue e chikungunya?
A dengue é uma doença que geralmente dura sete dias, podendo em alguns casos chegar até nove dias. Depois deste período, algumas poucas pessoas apresentam de forma crônica, ,com sensação de fadiga, depressão ou queda de cabelos, mas é bastante raro.

Já a chikungunya pode ter uma fase aguda que dura de dez a 14 dias, uma fase pós-aguda (que ocorre em média em 60% das pessoas que apresentam a fase aguda) que dura até três meses e uma fase crônica que começa a partir dos três meses e pode durar até três anos.

Como saber se estou com dengue grave? Qual sinal de alerta?
Antes de ter a forma grave de dengue primeiro surgem os sinais de alerta ou de alarme que são: dor na região do abdome, principalmente na parte superior direita, sendo a dor geralmente intensa e contínua (diferente da dor em cólica que, às vezes, ocorre em infecções intestinais); vômitos de forma persistente; sensação de desmaio; presença de sangramentos, mesmo que leves como nas gengivas; sensação de moleza; irritabilidade e outros que serão percebidos durante o exame médico, como aumento do fígado e queda de pressão arterial.

Se a pessoa que apresentar os sinais de alarme não for tratada corretamente, em poucas horas, pode evoluir para a forma grave da doença, apresentando queda muito importante da pressão arterial, levando ao choque (quando a pressão estará muito baixa ou até indetectável), diminuição do volume de urina, queda no fluxo sanguíneo, acúmulo de líquidos nos pulmões e, no abdome, a presença de hemorragias de maior volume.

VEJA A MATÉRIA COMPLETA AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 3 =